Jacobina: Oficinas do Sebrae ajudam dona de peixaria a crescer



“As capacitações tem me ajudado a saber aonde quero chegar e buscar ferramentas para chegar lá. Sempre que posso participo de eventos promovidos pelo Sebrae. Acabei de participar da Oficina SEI Empreender no Mutirão do Empreendedor Individual e estou me preparando para participar da Oficina de Crédito que acontece em agosto”. O depoimento é da empreendedora individual Genice Santos, dona de uma peixaria na cidade de Jacobina, na região norte da Bahia.

A vida nunca foi fácil para a Genice, mas ela aprendeu desde cedo vencer as dificuldades. Em 2008, depois trabalhar muitos anos como dona de casa, e ajudando o esposo a administrar uma pequena empresa de produtos de limpeza, ela decidiu abrir seu próprio negócio.

A pesquisa de mercado foi fundamental na decisão de investir os R$ 200,00 destinados para o novo empreendimento. A opção foi pela venda de produtos para confecção de acarajé: amendoim, castanha, camarão, dendê e feijão.

“O problema era onde negociar os meus produtos, já que não tinha banca nem a licença para comercializar na feira livre. Então uma amiga me cedeu uma banca no Mercadão de Jacobina. Mas surgiu outro problema, o local era pouco movimentado e afastado da Feira do Peixe”, disse.

Mas vencer obstáculos nunca foi um problema para a nova empreendedora, que estava obstinada. A sua garra também despertou a solidariedade de outro amigo que emprestou parte da sua banca na Feira do Peixe. As coisas começaram a andar e ela também passou a oferecer maior variedade de peixes aos seus clientes.

Em 2009, decide com três feirantes solicitar da fiscalização do Mercadão, um espaço maior para comercializar seus produtos e em seguida foram transferidos, cada um, para uma área de 2m².
Por motivos diversos os colegas deixaram o ramo e cederam suas bancas. Com uma área de cerca de 10m² e um freezer, Genice oferecia produtos que outros peixeiros não tinham. 
A oportunidade 
Sempre atenta às mudanças do mercado e às oportunidades que surgiam a partir das dificuldades, Genice percebeu que algumas pessoas não gostavam de comprar o peixe na feira livre e que muitas não frequentavam o Mercadão. Surgiu a ideia de alugar um espaço adequado para trabalhar e conquistar uma nova clientela. 
A formalização 
Procurando o Sebrae, Genice ficou sabendo das vantagens de se tornar uma Empreendedora Individual. Em outubro de 2011 se formalizou e recebeu o apoio dos filhos Denise Oliveira e Ariosvaldo Junior. Denise tomava conta do Peixaria Ki-Muqueca durante o período da manhã, horário que a mãe continuava comercializando na feira livre. Junior, que é publicitário, cuidou da divulgação da peixaria.

O crescimento

Hoje depois de participar de oficinas e cursos do Sebrae e entidades parceiras, Genice contratou uma funcionária com carteira assinada. A Peixaria Ki-Muqueca é estruturada com um balcão expositor, três ilhas de exposição e cinco freezers e dispõe de 10 variedades de peixes de água doce, 25 de água salgada, mariscos, defumados, galinha caipira, codorna, entre outros.

Para o coordenador da Unidade Regional do Sebrae em Jacobina, Geronilson Ferreira, Genice é um exemplo de empreendedora que após a formalização, passou a frequentar o ambiente do Sebrae e das entidades parceiras. “A capacitação foi uma das etapas que agregou conhecimento, dinâmica e atitude, possibilitando ser um diferencial no seu empreendimento”, salientou. 


-- 
_ _
Tamara Leal
Agência de Notícias Sebrae Bahia

Um comentário: