Acontece, no dia 29/11 (quinta-feira), das 8h às 17h30, no Colégio Municipal de Jacobina (COMUJA), a Oficina de Capacitação dos Articuladores do Projeto de Mobilização Social para a Prevenção e o Controle da Dengue. O curso objetiva formar uma rede integrada de moradores dos bairros com maiores índices de infestação e casos da doença, para que passem a atuar como mobilizadores na luta contra a dengue. Este evento é promovido pela Secretaria de Saúde de Jacobina, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e a Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM).

A oficina é voltada para cidadãos que possuem habilidades de liderança, comunicação, trabalho em equipe e, principalmente, que estejam engajados na busca de melhorias para o bairro onde residem. Todos os participantes receberão materiais e certificado de participação. Interessados em participar poderão entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica, pelo telefone: (74) 3621-4559.
O cronograma do evento contempla informações sobre mobilização social e dengue (forma de contágio, sintomas, medidas preventivas e etapas da evolução do Aedes aegypti – mosquito transmissor da doença), além de um treinamento no Sistema de Informação da Mobilização Social - SISMOB, utilizado para o registro das ações e compartilhamento das experiências, encerrando com a construção de um plano de ação, com sugestões de atividades de mobilização a serem realizadas nos bairros.
O Grupo Executivo de Trabalho da Dengue da FLEM (GET Dengue) estará no município nos dias 27, 28, 29 e 30/11, assessorando a equipe de Coordenadores Municipais na condução da oficina. Além disso, a visita a Jacobina prevê reuniões estratégicas com gestores municipais e com gestores de saúde, que acontecerão na manhã do dia 28/11, na Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de fortalecer o Projeto e prestar conta das ações que já foram realizadas.
Inicialmente serão trabalhados dez bairros: Bananeira, Caeira, Caixa D'água, Catuaba, Jacobina I, Jacobina II, Jacobina IV, Pedra Branca, Serrinha e Vila Feliz. Cada bairro contará com a representação de cinco articuladores, que são orientados a se unir com sua família, amigos e vizinhança, para formar grupos de trabalho, planejar e executar ações de mobilização com vistas à prevenção e o controle da doença.    
Atualmente o Projeto de mobilização, iniciado em 2010, assiste a um total de 23 municípios baianos. Além de Jacobina, temos: Alagoinhas, Camaçari, Serrinha, Conceição de Coité, Itaberaba, Jacobina, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Simões Filho, Valença, Vitória da Conquista, Bom Jesus da Lapa, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itabuna, Jequié, Porto Seguro, Salvador, Senhor do Bonfim e Teixeira de Freitas.

Taís Silva
Grupo Executivo de Trabalho da Dengue
Mediadora - ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário