COMANDANTE DA GUARDA DE FEIRA DE SANTANA VISITA JACOBINA.

Esteve em visita a Jacobina durante o fim de semana passado, o comandante da Guarda Civil de Feira de Santana, Marcos Vinicius Alves. Acompanhados de alguns de seus companheiros de farda, o comandante participou do NGA, realizado pela FEBAGUAM em Jacobina, nos dias 30/11, 1 e 2 deste mês. A visita do comandante teve também o objetivo de discutir as estratégias políticas da Federação para o anos de 2013, e conhecer o trabalho da Guarda Municipal de Jacobina, que segundo o Marcos Vinícius, vem se destacando não só a nível de Bahia, mas também em todo o Brasil.




CONHEÇA O COMANDANTE MARCOS VINÍCIUS.


Há seis anos na corporação, quando ingressou em 2006 depois de se classificar em primeiro lugar em concurso público, Marcos Vinícius assumiu há dois anos e seis meses  o comando da Guarda Civil de Feira, uma das mais velhas da Bahia, com 119 anos de fundação.

Sob seu comando estão 180 homens, e segundo o comando, em 2013 o efetivo passará a 400 GMs, com realização de novo concurso a ser anunciado em breve.

A Guarda atuou diretamente na implantação da central de monitoramento por câmeras em Feira de Santana, que hoje conta com  86, e em 2013 passará a ter 200 câmeras espalhadas na cidade.

Recentemente a Guarda efetuou a compra de coletes a prova de balas e realizou dois cursos de capacitação com todo seu efetivo.   Sob o comando de marcos Vinícius, a Guarda de feira  passou de 0 ocorrência registradas para mais de 5.300 até o momento.

PROJETO DO COMANDANTE REDUZIU EM 95% A VIOLÊNCIA ESCOLAR

É do comandante a autoria o projeto "Paz na Escolas", que reduziu em 95% a violência escolar na cidade. Desde que o projeto foi criado, em abril de 2011. a Guarda de Feira já  apreendeu mais de 180 armas diversas como facas, estiletes, canivetes e até revólveres nas escolas.

Segundo o comandante, muitos jovens iam para a escola armados para mostrar força ou para se defender. Mas com a realização do projeto uma equipe da Guarda Municipal  composta por psicólogos e pedagogos formados, passaram a orientar os alunos  para que eles entendessem que a escola é um local para estudar e não para prática de violência.

“Esse projeto já se tornou referência para seis cidades brasileiras, inclusive para a capital baiana, Salvador”, ressaltou.

A Guarda de Feira conta com 5 veículos e 4 motocicletas e trabalha em parceira contínua com a Polícia Civil e Militar do município, além de manter uma equipe  com treinamento  de combate a incêndios, que trabalha em parceria com o corpo de Bombeiros, e mantem também acompanhamento 24 horas ao SAMÚ da cidade.

O GRPE, " GRUPAMENTO DE RONDAS E POLICIAMENTO ESPECIALIZADO", da corporação, já efetuou mais de 100 prisões na cidade , sem disparar um tiro sequer, e realizou a apreensão até o momento, de 1,5 KG  de entorpecentes.

OPERAÇÃO ALAZÃO JÁ RETIROU DAS ESTRADAS CENTENAS DE ANIMAIS

Outro projeto de autoria do comandante que vem surtindo excelentes resultados, é a "OPERAÇÃO ALAZÃO", onde a Guarda, em parceria com o centro de zoonozes do município, realiza varreduras pelas estradas que circundam a cidade em busca de animais soltos nas pistas. Os animais apreendidos são encaminhados ao  centro de zoonozes, e os seus donos tem dez dias para reclamar o seu animal. Para reaver o bicho , o proprietário tem que pagar multa e assinar um termo de responsabilidade. Caso ninguém reclame o animal, ele é destinado para exportação, e geralmente vai para a China. 

Estas são algumas das ações e atribuições da Guarda Civil de Feira de Santana, que conta hoje com grande prestígio e respeito tanto da população, quanto  das  autoridades costituidas da cidade.

DA REDAÇÃO






Nenhum comentário:

Postar um comentário