Grupo invade Complexo Penitenciário da Mata Escura e tenta libertar detentos


Um grupo de cinco homens fortemente armados invadiu umas das seis unidades do Complexo Penitenciário da Mata Escura e tentou libertar detentos na madrugada deste domingo (31). 
Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), um dos integrantes do grupo estava fardado com um uniforme da Polícia Militar quando os homens chegaram no local, se passando por policiais.
Os criminosos renderam o policial que tomava conta da guarita da Unidade Especial Disciplinar (UED), e o agrediram a coronhadas. Eles tentaram invadir a área das celas utilizando ferramentas e armamentos pesados para cortar a cerca de isolamento do local, segundo o Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia (Sinspeb).
No interior da unidade, doze detentos já haviam arrombado as celas e aguardavam no pátio os criminosos abrirem o portão para fugir.
Segundo o diretor financeiro do Sinspeb, João Santana, o grupo ainda instalou um explosivo no portão da unidade. No entanto, a detonação não chegou a destruir a entrada do local, e os criminosos não conseguiram acessar a UED.
Com a falha do explosivo, o grupo fugiu a pé pelo matagal que liga a unidade à avenida Gal Costa, levando com eles a arma do policial agredido na portaria. Durantes buscas na região, a PM encontrou dois carros roubados abandonados na via. Dentro de um dos veículos estava a farda da Polícia Militar utilizada na ação criminosa.
Os doze detentos do Complexo Penitenciário foram levados para uma delegacia onde prestam depoimento sobre o caso. A polícia tenta esclarecer de quem partiu o direcionamento para libertar os homens envolvidos na tentativa de fuga.
Ainda de acordo com a Seap, um processo administrativo disciplinar também vai ser instalado para apurar participação de funcionários na ação.

CORREIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário