PAI DE CHECHENO MORTO PELO FBI DIZ QUE AGENTES EXECUTARAM SEU FILHO.

 Fontes afirmam que Ibragim Todashev estava desarmado.
O pai do imigrante checheno morto na semana passada por agentes do FBI - em um interrogatório sobre supostas relações com os acusados pelo atentado de Boston - disse, nesta quinta-feira, que os agentes americanos executaram seu filho.

Em uma coletiva de imprensa em Moscou, Abdul-Baki Todashev mostrou a jornalistas 16 fotografias que, segundo ele, eram de seu filho, Ibragim, em um necrotério da Flórida.
Segundo a rede "Fox News", Abdul-Baki Todashev disse que seu filho foi atingido por seis tiros em seu torso e um na parte de trás da cabeça e que as fotos foram tiradas por um amigo de seu filho, Khusen Taramov. Porém, não foi possível verificar a autenticidade das imagens no momento em que foram exibidas.

O pai ainda afirmou que os agentes responsáveis pelo interrogatório são "bandidos" e devem ir a julgamento, de acordo com a agência Reuters.
O FBI disse que Ibragim Todashev, de 27 anos, estava sendo interrogado em seu apartamento na Flórida no dia 22 de maio, quando, de repente, atacou um agente e foi baleado e morto por causa da "ameaça iminente representada pelo indivíduo".

Porém, segundo fontes do jornal americano “Washington Post, o jovem estava desarmado no momento do interrogatório. Ibragim Todashev era um atleta de MMA e conhecia Tamerlan Tsarnaev, um dos radicais que teria perpetrado o ataque.

A Polícia Federal diz que está apurando o caso, mas ressalta que as investigações podem durar meses.
O pai, Abdul-Baki Todashev, ainda disse durante a coletiva de imprensa que suspeita que seu filho tenha sido morto para "mantê-lo em silêncio".
- Eu quero justiça e eu quero que haja uma investigação, para que essas pessoas sejam julgadas segundo as leis americanas - pediu Todashev. - Esses não são agentes do FBI, mas bandidos.Eu não posso chamá-los de outra coisa, e eles devem ser julgados.

O homem afirmou que seu filho conhecia o suspeito do atentado Tamerlan Tsarnaev porque eles frequentavam a mesma academia em Massachusetts, antes de seu filho se mudar para Orlando, na Flórida, mas que eles não eram "amigos próximos".

No momento em que foi baleado, o lutador de MMA estava sendo questionado sobre uma possível ligação com um triplo assassinato em Waltham, Massachusetts, em 11 de setembro de 2011. Agentes afirmam que ele reconheceu seu envolvimento nos homicídios e acusou também Tsarnaev. Autoridades esclareceram que Todashev não é suspeito de envolvimento nos atentados de Boston, somente dos assassinatos.

Em nota divulgada, no dia da morte de Todashev, o FBI disse que um de seus agentes, juntamente com dois soldados da Polícia Estadual de Massachusetts e outros agentes da lei, estavam entrevistando uma indivíduo em conexão com o ataque de Boston quando um "confronto violento foi iniciado pelo suspeito".

Dias antes, o checheno Tsarnaev, amigo de Todashev, foi morto em um tiroteio com a polícia quatro dias após o ataque contra a Maratona de Boston. Seu irmão mais novo, Dzhokhar, foi capturado e permanece sob custódia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário