Ataque durante a madrugada deste domingo mata pelo menos 50 estudantes em faculdade na Nigéria



Extremistas supostamente islamitas atacaram uma faculdade agrícola durante a madrugada deste domingo na Nigéria, matando dezenas de estudantes, enquanto eles dormiam em seus dormitórios, e incendiando salas de aulas, disse Molima Idi Mato, reitor da Faculdade de Agricultura do Estado de Yobe. 

Pelo menos 50 estudantes foram mortos no ataque que começou por volta de 1h (horário local) na área rural de Gujba, afirmou o reitor. “Eles atacaram nossos estudantes enquanto eles estavam dormindo em seus dormitórios, e abriram fogo contra eles”, acrescentou. 



VEJA FOTO: ATENÇÃO! IMAGEM FORTE!

Mato afirmou que não podia dar o número exato de mortos porque as forças de segurança ainda estavam recuperando os corpos. O Exército da Nigéria retirou 42 corpos da escola e transportou 18 estudantes feridos para o hospital Damaturu, afirmou um funcionário da inteligência militar, que pediu anonimato. 


Outros mil estudantes matriculados na faculdade fugiram do local, situado a cerca de 40 quilômetros ao norte da região onde ocorreram ataques similares a escolas na cidade de Damaturu, ressaltou o reitor. Segundo ele, não há nenhum oficial das forças de segurança no colégio apesar das garantias do governo de que soldados seriam enviados. 

O comissário do Estado para Educação, Mohammmed Lamin, convocou uma coletiva de imprensa há duas semanas para pedir que todas as escolas fossem reabertas e prometeu proteção de soldados e policiais. A maior parte das escolas na área fechou após militantes matarem no dia 6 de julho 29 estudantes e um professor, queimando alguns vivos em seus dormitórios, em Mamudo.

AG REUTERS

Nenhum comentário:

Postar um comentário