RIO: CRIANÇA E PM MORREM DURANTE TIROTEIO ENTRE POLICIA E BANDIDOS QUE QUERIAM RESGATAR PRESOS DURANTE AUDIÊNCIA EM FÓRUM


Tiroteio em Bangu (GloboNews)  (Foto: Reprodução Globo News)


Uma criança e um policial militar morreram durante um tiroteio iniciado dentro do fórum de Bangu, na Zona Oeste do Rio, no fim da tarde desta quinta-feira (31), após uma tentativa frustrada de libertar dois criminosos que prestavam depoimento no local. Outro PM e uma mulher foram baleados e estão hospitalizados.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o morto é um menino de 8 anos, identificado como Caio, que jogava futebol na escolinha do Bangu e vestia o uniforme do clube quando foi atingido por um disparo.

Caio jogava de beque na escolinha do Bangu e saía do treino quando foi atingido (Foto: Reprodução / Facebook)
Caio jogava de beque na escolinha do Bangu e
saía do treino quando foi atingido (Foto:
Reprodução / Facebook)
 
Menino 'educado'

De acordo com testemunhas, o menino havia acabado de sair do treino quando ocorreu o tiroteio. O técnico do time dele, Luis Manoel Ávila, foi ao local e passou mal. O atleta Guilherme Pinajé treina no clube e falou sobre Caio: “Era um menino educado e que chegava cedo para treinar".
O PM que morreu foi identificado apenas como sargento Oliveira. A Divisão de Homicídios vai investigar as mortes. Até as 20h, não havia informações sobre o estado de saúde e identificação da mulher, baleada dentro de um ônibus que passava pelo local. Segundo o porta-voz da PM, Cláudio Costa, o policial ferido passava por cirurgia para retirada de bala na cabeça por volta das 20h30 e seu estado de saúde é gravíssimo.
Rua 12 de fevereiro

Pelo menos quatro criminosos queriam libertar Alexandre Bandeira de Melo, o “Piolho”, de 40 anos, apontado como chefe do tráfico do Morro do Dezoito, e Vanderlan Ramos da Silva, o "Chocolate", 30 anos, também líder do tráfico, de favelas de Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Piolho foi preso em 2012 em Jacarepaguá, na Zona Oeste. Segundo a polícia, havia seis mandados de prisão pelos crimes de homicídio, tráfico, associação para o tráfico, roubo e formação de quadrilha.
Mulher que ficou ferida estava dentro de um ônibus (Foto: Gabriel Barreira / G1)Mulher que ficou ferida estava dentro de um ônibus
(Foto: Gabriel Barreira / G1)
Beltrame pede transferência
Segundo a Secretaria Estado de Segurança, o secretário José Mariano Beltrame solicitou a transferência dos dois para presídios federais, "considerando a audácia e as consequências que a ação provocou".
O juiz responsável pela comarca da 1ª Vara Criminal de Bangu, Alexandre Abrahão Dias, disse que a audiência na qual "Piolho" era testemunha havia muitos policiais, que não são obrigados a tirarem suas armas durante os depoimentos. Ao chegarem atirando para libertar o criminoso, eles foram surpreendidos e fugiram. Muitos tiros foram disparados durante a fuga dos bandidos, que não foram localizados até as 20h30. A polícia reforçou o patrulhamento por tempo indeterminado e faz varreduras na áera para tentar achar os criminosos.
Interior do Fórum em Bangu, com marcas de sangue (Foto: Kathia Mello) 
Interior do Fórum ficou com marcas de sangue
(Foto: Kathia Mello)
Uma testemunha que não quis se identificar disse que estava no sinal, na esquina da Rua 12 de Fevereiro, onde fica o fórum. "Eu era o primeiro carro quando vi quatro homens fechando a rua com fuzis e pistolas. Eles falavam para as pessoas ficarem tranquilas. Aí avistaram a viatura no trânsito e começaram atirar. Na porta do fórum, tinha mais uns oito a dez homens todos de preto. Só um estava com o rosto descoberto. Eu me abaixei junto com a minha cunhada no carro e fiquei esperando eles pararem de atirar. Meu carro recebeu muito tiro e está todo estourado", contou.
De acordo com a PM, os criminosos estavam fortemente armados com fuzis, divididos em pelo menos dois carros. Policiais que patrulhavam o fórum enfrentaram os traficantes, que revidaram com tiros. O comércio foi fechado após o tiroteio.
O 14º BPM afirmou que não foi informado pelo TJ de que haveria o depoimento desse traficante, por isso o policiamento não foi reforçado.
Até as 18h30, a assessoria do TJ-RJ não havia se pronunciado sobre a segurança do Fórum, que fica na Rua Doze de Fevereiro. O cruzamento das ruas Francisco Real e Silva Cardoso estava interditado por volta das 19h30, de acordo com o Centro de Operações da Prefeitura

FONTE : G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário