DURANTE GREVE DA PM, GUARDA MUNICIPAL DE JACOBINA GARANTIU A ORDEM E A PAZ NA CIDADE



Durante os dias em que a PM parou na Bahia, Jacobina teve a tranquilidade de poder contar com a atuação da Guarda Municipal da cidade. Com um contingente de cerca de 80 homens, a guarda realizou rondas nos diversos bairros do município com o objetivo de coibir qualquer possível ato criminoso na Cidade do Ouro. A situação mostra a importância de se valorizar o trabalho dos GMs e dotá-los de condições de trabalho , realizando investimentos tanto no que diz respeito a equipamentos, quanto no treinamento e capacitação do  material humano, afinal, não foi só neste período de greve que a Guarda Municipal mostrou seu valor ao cidadão jacobinense.Com o recrudescimento da violência e o aumento  da criminalidade em todo  país, a guarda tem se mostrado um braço forte na segurança pública, não só aqui, mas em todos os municípios que investem na corporação. Capacitar o guarda municipal  significa proporcionar proteção e bem estar a população. Em várias oportunidades a Guarda  participou diretamente de operações conjuntas tanto com a Polícia Civil quanto Militar dando sua contribuição direta na segurança pública.
O município tem feito investimentos importantes , mas poderia fazer muito mais, como por exemplo chamar os candidatos  aprovados no último concurso público do município, cerca de vinte que até hoje aguardam suas convocações.
Nos distritos e povoados , por exemplo, a Guarda Municipal mantém mais prepostos que a Polícia Militar, mas este material humano, sem treinamento e condições de trabalho, é subaproveitado. Junco , Paraíso, Lages , Caatinga do Moura, poderiam ter uma segurança pública muito mais forte e eficaz se o município investisse nos Guardas Municipais de forma efetiva. Há muito que a função do GM deixou de ser apenas proteger  patrimônio público, esta visão retrógrada já se perdeu no tempo. Os municípios que investiram, treinaram e capacitaram suas guardas tiveram os índices de criminalidade reduzidos sensivelmente e de forma rápida. Pensemos nisto e invistamos em coisas que tragam um retorno real e efetivo para a sociedade.

Emerson Rocha / Bahia Acontece

Um comentário:

  1. excelente reportagem até que em fim um jornalista imparcial e que respeita os seus leitores.

    ResponderExcluir