Gestor da Rede e-Tec inicia visitas aos câmpus do IFBA para institucionalizar EAD

Turmas EAD serão selecionadas no próximo Processo Seletivo

“Nosso objetivo é iniciar o processo de institucionalização da educação a distância (EAD) no IFBA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia), transferindo para as direções de ensino dos câmpus os conhecimentos adquiridos até o momento. Isso vai ajudar a manter e fortalecer a educação a distância na instituição, ainda que acabe a Rede e-Tec”

Com essas palavras, o coordenador da Rede e-Tec no IFBA, Marcelo Diniz, iniciou no câmpus de Jacobina, a primeira reunião realizada em uma unidade do Instituto para explicar a transferência da gestão do Programa Nacional de Valorização dos Trabalhadores em Educação (Profuncionário) para os departamentos de Ensino (Depen) dos câmpus.

A iniciativa também contou com a presença da diretora de ensino da unidade, Lucília Santa Rosa, do coordenador do Profuncionário do câmpus, Normando de Lima, além de tutores e servidores administrativos.

Marcelo, que planeja realizar a mesma iniciativa nos outros câmpus, lembrou que a EAD tem peculiaridades em relação ao ensino presencial, a exemplo da forma de avaliar os estudantes e de confeccionar materiais didáticos.

O gestor afirmou que a meta é que os câmpus já ofertem cursos EaD para diversas regiões da Bahia em 2017. “Pelo que venho percebendo, acredito que o câmpus Jacobina será um dos polos difusores no futuro”.

Marcelo Diniz anunciou também que os integrantes das próximas turmas EAD já serão selecionados por meio do Processo Seletivo (Prosel) 2016 da instituição, que acontecerá no segundo semestre deste ano.

A tutora Cleomar Pena contou que se surpreendeu com as discussões sobre o futuro do Profuncionário no IFBA. “Diante de perspectivas melhores, nos dedicamos ainda mais”.

REDE E-TEC E PROFUNCIONÁRIO - O sistema Rede e-Tec Brasil foi lançado em 2007. O objetivo é ofertar educação profissional e tecnológica a distância, além de ampliar e democratizar o acesso a cursos técnicos de nível médio, públicos e gratuitos, em regime de colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios. O IFBA passou a integrar o sistema em 2013.

Ação de educação à distância aplicada na instituição, o Prófuncionário, que integra a Rede e-Tec e possui cerca de 2.900 estudantes no IFBA, é um programa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), vinculada ao Ministério da Educação (MEC). O objetivo é formar funcionários de escola, em efetivo exercício, em habilitação compatível com a atividade que exerce na escola.

Mais informações: www.jacobina.ifba.edu.br





    

Nenhum comentário:

Postar um comentário