COMISSÃO VISITA CONDOMÍNIO MORRO DO OURO APÓS ESTRAGOS CAUSADOS PELAS CHUVAS NO BAIRRO DA FÉLIX TOMAZ




Motivados pelo drama que viveram os moradores do bairro da Félix Tomaz durantes as últimas chuvas, uma comissão formada por integrantes Conselho Municipal de Meio Ambiente e Secretaria de Meio Ambiente de Jacobina estiveram na sede do Loteamento Morro do Ouro em busca de identificar o que causou a enxurrada que invadiu a casa dos moradores do bairro e o que se pode ser feito para solucionar o problema.
Ficou patente que o desmatamento do local foi um dos fatores causadores da enxurrada mas , segundo Ivan Aquino, secretário de Meio Ambiente as cidades não estão crescendo de forma planejada e este problema já existia antes do empreendimento Morro do Ouro, claro que em menor intensidade. Com a retirada da vegetação o volume das águas que descem da serra aumentou.
Outro problema relatado foi que a galeria que desce do loteamento pela rua Divino E. Santo, chega até nas imediações do COMUJA e encontra um canal mais estreito, que não comporta o volume das águas, fazendo com que elas emerjam para a via, causando grandes estragos.


Já com respeito a reclamação de que as águas teriam invadido as residências pela tubulação de esgoto, Ivan relatou que esta galeria não é para descartes dos esgotos das residências,  mas para escoamento das águas pluviais, e que os moradores teriam feito estas ligações de forma irregular.
Temos que analisar qual vai ser a melhor solução para o problema. Uma delas seria a criação de uma galeria mais larga. Mas isto será discutido de forma conjunta, entre o município e a diretoria da empresa
Com relação ao condomínio, o secretário informou que o empreendimento está dentro da legalidade, atendendo a todos os requisitos exigidos pelo município. Neste ponto questionamos ao secretário sobre uma informação repassada a nossa redação de que o empreendimento estaria funcionando sem a licença ambiental, e sobre isso Ivan relatou que realmente faltava um documento apenas que eles teriam que solicitar do INEMA, mas a solicitação já teria sido feita ha cerca de seis meses e o órgão ainda não tinha emitido o documento, mas , segundo o secretário, a diretoria da empresa já apresentou o protocolo na secretaria que comprova que foi dado entrada na petição no INEMA, entretanto, mesmo que o documento ainda não tenha chgado, a falta dele não impede que se dê continuidade nas obras do condomínio.




Nenhum comentário:

Postar um comentário