IMPASSE NA CÂMARA DE VEREADORES DE JACOBINA: PREFEITO PRETENDE DOAR 60 TAREFAS DE TERRA A FACULDADE AGES. VEREADORES QUESTIONAM TAMANHO DA ÁREA





26/08/15- O prefeito Rui Macedo encaminhou a Câmara de Vereadores o projeto de Lei que realiza a doação da área em que será implantada a faculdade de medicina de Jacobina. A área fica na região da Pedra Banca, vizinho ao terreno onde será construído o mercado do produtor. O projeto de lei foi encaminhado para a CCJ , que apresentou o parecer favorável a doação na sessão desta quarta, no entanto, uma informação de última hora fez com que , ao menos três vereadores, ponderassem suas posições, o tamanho da área a ser doada. A Edil Rose do Junco comentou após a sessão que o tamanho da área a ser doada não constava no projeto de Lei apresentado na casa, e que só hoje, ela e outros vereadores ficaram sabendo que o município pretende doar cerca de 60 tarefas de terra a faculdade.

" É muito grande" , disse a vereadora após a sessão, que comentou que por se tratar de um terreno tão grande é necessário que a faculdade apresente o projeto do curso  para se saber se é realmente necessário um parte de terra tão grande para ser doada.

" Não conheço nenhuma faculdade de medicina ou de qualquer outro curso com uma área tão grande na Bahia, temos que ter cautela e responsabilidade com o patrimônio público. Queremos conhecer o projeto da Faculdade de forma mais detalhada, para tomarmos uma decisão técnica. Se o projeto  apresentado requerer realmente um terreno desta monta com certeza doaremos, até mais se for o caso, o que não podemos é fazer uma doação as cegas, pois amanhã o município poderá precisar de terreno para outros objetivos na região e não ter mais".

A vereadora disse que fara uma representação na casa nesse sentido e já conta com o apoio do vereador Tiago Dias e Jane Márcia.

Nossa redação entrou em contato com alguns proprietários de terrenos na região e fomos informados que a tarefa de terra na região está orçada entre  R$ 12 a 15.000,00, ou seja, o terreno está avaliado, por baixo, em R$ 720.000,00, podendo chegar a quase um milhão. A situação é controversa, alguns acham, a exemplo do radialista Maurício Dias e o secretário Juliano Cruz,  que a faculdade de medicina é uma enorme conquista para a cidade, e que o reles valor de um terreno não deve ser observado , para o bem do município. Para outros, como o vereador Tiago Dias, a faculdade é mesmo importante, mas é preciso ser zeloso com o patrimônio público. Para estes, o terreno tem sim que ser doado, mas na medida da necessidade da instituição, até porque, a faculdade é "PRIVADA", e não publica, e não vem a Jacobina fazer caridade pra ninguém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário