Paulo Henrique Amorim analisa momento econômico como oportunidade para inovar


Jornalista conversou com empresários de Jacobina e região, na quinta-feira, 29

Cerca de 500 pessoas lotaram o auditório do Colégio Municipal Gilberto Dias de Miranda (Comuja), em Jacobina, Centro Norte do estado, para assistir a palestra do jornalista Paulo Henrique Amorim. O evento, que aconteceu na noite desta quinta-feira, 29, teve início com a Orquestra Jacobina Arte de Tocar (Oja), regida pelo maestro Jal Nunes, que apresentou “Tema de Músicas que Encantaram o Cinema”.
Otimista, Paulo Henrique falou do Cenário atual da economia brasileira, tendências e perspectivas para 2016. Ele fez uma retrospectiva das crises enfrentadas pelo país, ao longo de sua história, e analisou positivamente o momento atual. 
O jornalista aponta o Brasil como um dos países com maior potencial empreendedor do planeta. “Os problemas do Brasil podem ser resolvidos dentro do país”. Neste momento, citou a China, país com 1 bilhão e 300 milhões de habitantes, que não é autossustentável nos setores de alimentação e energia, depende de outros países, inclusive do Brasil, para sanar estes problemas.
Segundo Amorim, o momento é de grandes oportunidades, especialmente, para os empresários da região, com implantação de um dos maiores parques eólicos do país nas cidades de Jacobina, Mirangaba e Umburanas. E aconselhou os empreendedores a inovarem e conhecer bem os seus clientes.
Para o empresário Vivaldo Moreira, que também é vice-presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Capim Grosso (ACIACG), o momento foi bastante importante. “De forma descontraída o palestrante consegue nos mostrar outra realidade, abrindo nossa mente para o futuro”, disse.
Já o empreendedor Durval Dias, da Durval Corretora de Seguros, a palestra foi importante quando fez as pessoas enxergarem perspectivas, além do cenário local. “Amorim trouxe perspectivas do macro para o micro, pegou exemplo do Brasil e do mundo e finalizou nos colocando como centro. E é exatamente isto, somos o centro do mundo, porque é aqui que as coisas têm que acontecer para nós”, disse Durval, que foi vencedor estadual do MPE Brasil em 2011 e 2014 e vice da etapa nacional em 2011. 
Para o gerente regional do Sebrae, Geronilson Ferreira, esta foi a oportunidade para uma reflexão do cenário econômico atual. “Fomos remetidos às crises passadas, que foram superadas, e instigados a empreender mais, inovar, com união, consolidação e integração das entidades de classe empresarial, como forma de eliminarmos o cenário desfavorável”. Ele disse, ainda, que “o diálogo em todas as esferas tem que prevalecer, sobretudo, entendendo que os protagonistas são os empreendedores, e, por meio de investimento em soluções de capacitações, consultorias, pesquisa, gestão, as micro e pequenas empresas vão avançar para um patamar em 2016 de melhores negócios”.
Com a parceria de Câmaras de Dirigentes Lojistas e Associações Comerciais da região, o evento contou com a participação de caravanas das cidades de Ourolândia, Várzea Nova, Mundo Novo, Mairi, Caldeirão Grande, Ponto Novo, Miguel Calmon, Quixabeira, Baixa Grande e Capim Grosso.
A iniciativa é do Sebrae, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Jacobina (Acija), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Jacobina e Sindicato Patronal de Jacobina e Região (Sindpat), e teve o apoio da Prefeitura do município.

Por Tamara Leal

FOTOS: JEANE LEMOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário