Telefonema ríspido de Trump gera crise na relação com a Austrália

Resultado de imagem para Telefonema  de Trump
"Acordo idiota" disse Trump ao Primeiro  Ministro Australiano


02/02/17- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, classificou um acordo de troca de refugiados com a Austrália de "idiota" nesta quinta-feira (2), após uma reportagem do jornal Washington Post sobre uma conversa telefônica ríspida do norte-americano com o primeiro-ministro australiano, ameaçando criar uma rixa incomum entre os dois aliados próximos.
De acordo com o Post, Trump descreveu o plano de reassentamento com a Austrália como "o pior acordo da história" e acusou a Austrália de tentar exportar autores de ataques a bomba como o de Boston.
Segundo a reportagem, o telefonema deveria ter durado uma hora, mas Trump o encurtou depois de 25 minutos quando o premiê australiano, Malcolm Turnbull, tentou direcionar a conversa para assuntos como a Síria.
Turnbull disse a repórteres que a conversa que teve com o norte-americano no fim de semana foi franca e honesta, mas não quis dar maiores detalhes.
"Eu realmente tomo o partido da Austrália. Meu trabalho é defender os interesses australianos", disse Turnbull em Melbourne.

Ele se recusou a confirmar a reportagem do Post segundo a qual Trump, que anteriormente havia falado com líderes mundiais como o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e do México, Enrique Peña Nieto, lhe disse raivosamente que a ligação foi "a pior até agora".
Analistas políticos disseram que tal aspereza é inédita, superando até mesmo as relações difíceis entre o ex-presidente Richard Nixon e o então premiê australiano, Gough Whitlam, que retirou os soldados de seu país da Guerra do Vietnã.

"Mesmo aquilo sempre foi feito na linguagem das cortesias de política externa", disse Harry Phillips, analista político com 40 anos de experiência nas universidades de Edith Cowan e Curtin, em Perth.
Enquanto reportagens sobre a conversa rendiam manchetes dos dois lados do planeta, Trump tuitou pouco antes da meia-noite em Washington: "Vocês acreditam nisso? O governo Obama concordou em receber milhares de imigrantes ilegais da Austrália. Por quê? Irei estudar este acordo idiota".

Isso aumentou a confusão sobre a situação do acordo polêmico que a Austrália acertou com o ex-presidente Barack Obama no final do ano passado para que os EUA reassentem até 1.250 postulantes a asilo retidos em campos de processamento situados em ilhas de Papua Nova Guiné e Nauru.
Em troca, a Austrália reassentaria refugiados de El Salvador, Guatemala e Honduras.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário